Você tem interesse na área de programação mas não sabe por onde começar?
Confira 5 dicas exclusivas para iniciantes!
Segundo o levantamento da Brasscom, a procura por profissionais na área de TI é de 420 mil pessoas, até 2024, no país. Atualmente, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, ou seja, sobram vagas e falta mão de obra.
Todos os dias surgem novas tecnologias que dependem de programadores e, por isso, a demanda por profissionais qualificados dessa área está crescendo cada vez mais e daqui a dez anos isso estará em ainda mais evidência.
Estude o mercado de trabalho
Antes de iniciar o processo de aprendizagem, é primordial que você dê o primeiro passo e realize uma pesquisa de mercado para ter certeza se é isso que você quer para o seu futuro.
Comece pela lógica de programação
Programar, independentemente de qual linguagem seja utilizada, sempre se baseia em conceitos básicos de lógica. Por isso, um dos passos mais importantes para quem quer começar a programar, é estudar um pouco da lógica de programação.
Escolha sua linguagem de programação
A linguagem de programação nada mais é do que a ferramenta utilizada para resolver problemas e, de forma geral, ela quase sempre é a mesma, variando apenas de acordo com a tecnologia escolhida.
Faça exercícios diários
Para iniciantes em programação, a melhor forma de consolidar conhecimento é colocá-lo em prática. Reserve um tempo do seu dia para rever tudo aquilo que você aprendeu e pode começar realizando tarefas práticas e rápidas, como operações entre números, por exemplo.
Faça cursos na área
Por fim, mas não menos importante: realize cursos sobre programação! Ter uma rede de apoio é muito vantajoso e vai muito além de apenas fazer networking ou ter referências. Participar de eventos, começar um novo curso, tirar as suas dúvidas e trocar experiências te ajuda a avançar.
. . #stairsdigital #desenvolvedores #programadores #analistasdesistemas #ti #dicasprogramacao #bestairs #devs #solucoesdigitais