Stairs Digital

Página Principal

Tecnologias Disruptivas

O termo tecnologias disruptivas, ainda não muito conhecido pela grande maioria das pessoas, embora hoje já utilizado em larga escala pela população, popularizou-se entre os jovens empreendedores do Vale do Silício. Basicamente descreve tecnologias que tem o poder de derrubar, descontinuar ou interromper o fluxo normal de processos já utilizados há muito tempo pelas pessoas. Podemos resumir as tecnologias disruptivas do seguinte, e grosso modo: Softwares ou tecnologias que conseguem substituir serviços que antes eram oferecidos por algumas empresas ou estatais!

tecnologias-disruptivas

Mas espera aí, como assim? Vamos utilizar como exemplo uma das maiores inovações atuais, o Uber! A maior empresa de táxis do mundo, que não possui um único taxi sequer. Mas como isso é possível? As tecnologias disruptivas possuem em suma, a capacidade de derrubar e até mesmo extinguir serviços que hoje são utilizados por milhares de pessoas no mundo, tornando-os mais fáceis e baratos, consequentemente de maior acesso à população em geral, alterando o modo como elas vivem, interagem e consumem serviços hoje essenciais ao convívio dos seres humanos. Mas claro que, não podemos considerar todas as inovações como tecnologias disruptivas. Por exemplo: os primeiros veículos automotivos foram revolucionários, porém eram caros, destinados a uma pequena parcela da população, de modo que os meios de transportes já existentes, nesse caso, as charretes e cavalos, pudessem coexistir, e apenas no decorrer de muitos anos de aprimoramento foi sendo lentamente substituído até chegar no que vemos hoje, onde quase ninguém anda a cavalo, mas todos querem um carro, o acesso está mais fácil e quase os níveis de classes sociais podem obtê-lo. 

Para elucidar ainda mais esse termo, vamos utilizar o exemplo das mensagens SMS. Há apenas alguns anos atrás, a troca de mensagens era feita por planos que contratávamos das operadoras, muitas vezes como um certo limite de mensagens. Éramos obrigados a utilizar esse meio de comunicação disponibilizado pelas operadoras de celular, e se o plano atingisse o seu limite, nós não podíamos enviar mais mensagens, péssimo não é? Mas felizmente (e infelizmente para as operadoras),  surgiu o whatsapp, um serviço de troca de mensagens instantâneas sem limite de mensagens, podemos utilizar o acesso 3G do celular e até mesmo o WIFI de nossas residências, locais de trabalho e locais públicos para nos comunicarmos com quem quisermos, no momento em que quisermos, sem nenhum limite.

Hoje podemos enviar arquivos de mídia tais como imagens e vídeos, mensagens de voz, ligações de áudio e até mesmo de vídeo, com inúmeras outras funções que facilitam nosso cotidiano, utilizado hoje inclusive por negócios e empresas como uma forma fácil de comunicação e proximidade com nossos familiares, amigos e claro, clientes. E o que aconteceu com os serviços de SMS (SMS?), talvez nossas futuras gerações nem saibam dizer o que é isso, ou seja, uma tecnologia que simplesmente inutilizou um serviço já existente, melhorando-o e colocando a disposição de muito mais pessoas jamais antes imaginado.

Mais Artigos

o-que-machine-learning
como-funciona-o-big-data

receba NOSSAS NOVIDADES

Podemos perceber o real poder das Tecnologias Disruptivas...

…através desses exemplos, e o acesso à tecnologia apenas torna tais inovações cada vez mais frequentes, chegando até nós com uma velocidade cada vez maior. 

A empresa TESLA, que hoje é uma das líderes no mercado de veículos autônomos por exemplo, já possuem baterias que são colocadas em residências, carregadas via energia solar, e que são capazes de abastecer com energia elétrica basicamente todas as nossas necessidades básicas, que dependem desse tipo de energia. Pense um pouco comigo: O que serão das estatais que hoje controlam e fornecem a energia elétrica que utilizamos? O futuro nos dirá, mas acho que a resposta é quase certa…energia limpa, a um custo muito inferior ao que temos hoje! A lista é enorme: Netflix, Carros Autônomos (que em breve poderão substituir veículos guiados por seres humanos), Uber, Whatsapp e muitas outras inovações que são capazes de mudar a forma como fazemos as coisas e nos relacionamos com as pessoas, a um custo muito menor ou até mesmo zero. As tecnologias disruptivas só puderam existir é claro, devido ao avanço de outras tecnologias, que aumentaram a capacidade de processamento de dados,
armazenamento de informações e velocidade de transmissão das informações, que precisam acontecer em tempo real para que muitas deles funcionem adequadamente.

tesla-tecnologia disruptiva

Podemos citar por exemplo o Clouding Computing, ou a computação em nuvem, base de muitas dessas tecnologias. Não é mais necessário que as empresas e principalmente startups tenham custos bilionários com servidores e sistemas de processamento para que o software possa funcionar. Existem hoje empresas especializadas apenas no processamento em nuvem, que fornecem toda uma complexa e avançada estrutura de processamento e armazenamento, a custos incrivelmente inferiores aos da aquisição própria de tais recursos. A junção de avanços tecnológicos na área de TI e o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, são capazes juntos de proporcionar cada vez mais á humanidade, recursos, facilidades e conforto, baseados em podemos dizer, uma boa ideia!