Escolha uma Página
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Linguagens de programação: o que são?

As linguagens de programação são padrões de codificação binária, com sintaxe e semânticas específicas. Graças a esses conjuntos de códigos e recursos, é possível criar programas e sistemas para resolver os mais diversos problemas do nosso cotidiano.

Para exemplificar: nós, seres humanos, nos comunicamos por meio de um idioma, enquanto isso, os computadores falam por meio da codificação binária. Para que ambos possam se comunicar, é necessário o auxílio de um intermediador: a linguagem de programação.

Java, Javascript, Python, Linguagem C, PHP, SQL, C#, C++

Java

Java nada mais é do que um tipo de linguagem de programação criada e comercializada pela Sun Microsystems em 1995 e atualmente mantida pela Oracle. Ela é definida como uma linguagem de programação orientada a objetos que é amplamente usada para o desenvolvimento de sites e aplicativos.

JavaScript

Também conhecida como JS, JavaScript é uma linguagem de programação usada para desenvolver aplicações, sistemas e serviços de alta complexidade. Ela é uma das linguagens mais populares e isso é dado pelo fato dela possuir uma curva de aprendizado consideravelmente fácil, por mais que a linguagem tenha as suas particularidades.

Python

Python é uma linguagem de programação que pode ser utilizada para as mais diversas aplicações, entre algumas delas: o Google Maps que foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Python, o desenvolvimento de sites e portais e o Google que utiliza essa linguagem para realizar a busca na web.

Linguagem C

Sendo bastante comum no ambiente acadêmico, é com a linguagem C que o estudante aprende a lógica de criação de algoritmos, por ser intuitivo e de fácil aprendizado. Não é necessário montar um ambiente local na máquina para executá-lo, afinal, a maioria dos sistemas operacionais já o utilizam como base.

PHP

Quando falamos em websites, a linguagem de programação PHP é uma das mais indicadas e utilizadas. Você provavelmente já usou o Facebook e o WordPress, não é mesmo? Muitos profissionais da área utilizaram o PHP para aprimorá-los.

SQL

Um dos recursos mais conhecidos do mundo, o SQL ou Structured Query Language, tem como principal objetivo manipular bancos de dados de um modo ágil e descomplicado.

C#

Essa linguagem de programação é uma das mais populares no mercado, principalmente na área de desenvolvimento de games. Essa linguagem surgiu para facilitar o processo de desenvolvimento, tendo inúmeros recursos que proporcionam uma grande produtividade para os desenvolvedores que a utilizam.

C++

O C++ pode ser considerado uma versão mais atual do C, além de ser bastante utilizado no desenvolvimento de softwares mais pesados, como sistemas integrados (CRM), aplicações que promovem interação entre cliente e servidor ou jogos para computador, entre outros.

Curtiu o conteúdo? Se você tem interesse na área de programação, não deixe para amanhã a carreira de sucesso que você pode iniciar hoje!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×