Escolha uma Página
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Tecnologia ajuda em missões de exploração e pesquisas científicas da NASA

Missões de exploração e pesquisa espacial da NASA e outras agências já aplicam tecnologias de inteligência artificial (IA) para maior eficiência e resultados de melhor qualidade. A análise de novas crateras na superfície de Marte e uma IA que vasculha imagens de telescópio para encontrar exoplanetas (planetas fora do sistema solar) são apenas alguns exemplos dessa interseção entre exploração espacial e inteligência artificial, que anos atrás soaria como ficção científica.

Abaixo, você confere seis situações em que a NASA utilizou IA para ajudar em suas missões.

    1. Descoberta de novas crateras em Marte Uma das novas aplicações de técnicas de inteligência artificial adotadas pela NASA envolve a classificação das imagens geradas pela sonda MRO, que orbita Marte desde 2006.

 

    1. Análise de exoplanetas Kepler é o nome de um telescópio que atuou na órbita terrestre de 2009 a 2018. Sua função era vasculhar estrelas distantes em busca de potenciais exoplanetas, que são os planetas que habitam sistemas solares diferentes do nosso.

 

    1. Projeção de novos trajes espaciais O programa Artemis da NASA promete desembarcar a primeira astronauta no solo lunar até 2024 e, para isso, precisará de uma série de novos instrumentos e tecnologias.

 

    1. Aprimoramento de imagens e vídeos do programa Apollo O programa Apollo, que levou o homem à Lua nos anos 1960, condensou um grande volume de fotos e vídeos. Embora as fotos sejam de alta resolução, a tecnologia de vídeo da época era muito limitada e isso comprometeu a qualidade das imagens registradas nas seis missões que chegaram ao solo lunar.

 

    1. Navegação nos rovers marcianos A NASA possui rovers no solo marciano. São eles o Curiosity, em operação em Marte desde 2012, e o Perseverance, atualmente a caminho do planeta vermelho. Os veículos de exploração contam com sistemas de navegação que usam IA para impedir que os robôs se choquem com obstáculos, caiam em buracos e acabem presos em algum acidente na superfície.

 

  1. CIMON: um robô na Estação Internacional Espacial CIMON 2 é a segunda geração de um robô com inteligência artificial enviado à Estação Espacial Internacional (ISS). Parte de um programa da agência espacial alemã (DLR) e da ESA (Agência Espacial Europeia) em parceria com a Airbus, o CIMON foi idealizado para ser um companheiro dos astronautas em confinamento no laboratório espacial.

. . #stairsdigital #desenvolvedores #programadores #analistasdesistemas #ti #bestairs #devs #solucoesdigitais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×